Leptospirose – A Doença do Rato
14/05/2021Verão exige cuidados redobrados com escorpiões
09/02/2022As baratas são uma das pragas urbanas mais presentes em nosso dia a dia, elas circulam por diversos locais principalmente em esgotos, por isso carregam em seu corpo uma variedade imensa de bactérias que em contato com alimentos ou pessoas podem trazer doenças. Esses insetos contaminam alimentos e superfícies por meio de seus excrementos ou transferência mecânica de seus corpos.
Embora as baratas prefiram ficar escondidas, elas também precisam comer. Elas arriscarão sair quando o ambiente estiver silencioso, para procurar comida e água. Elas não são particularmente seletivas em suas preferências alimentares, nutrindo-se de lixo e alimentos processados, conseguindo ficar até um mês sem comer nada e semanas sem ingerir água. Geralmente, optam por comidas mais doces, mas elas podem comer de tudo, como: cola, graxa, sabão e cabelo.
A barata não transmite, mas pode transportar cerca de 32 doenças via bactérias, 17 por fungos e 2 por vírus. Entre as doenças mais comuns estão:
- Hepatite A
A doença provoca uma inflamação no fígado, causada por água ou alimentos contaminados, as baratas transmitem essa doença por andarem por diversos lugares assim ficando expostas as mais diversas bactérias.
- Febre Tifoide
Doença bacteriana transmitida por alimentos ou água contaminados ou por contato, causando dores musculares, febre e erupção cutânea.
- Diarreia
Descontrole intestinal que pode causar desidratação.
- Tuberculose
Doença por bactéria que afeta principalmente os pulmões, causando febre, sudorese noturna, tosse e perda de peso.
Prevenir é sempre a melhor solução, por isso acondicione os alimentos de forma correta, não acumule papelões ou entulhos, mantenha os ralos sempre fechados, higienize o local de refeições.
Fonte: https://pt-br.ecolab.com/pages/the-dangers-cockroaches-bring-to-food-safety