Como eliminar cochonilha em orquídeas

Medidas preventivas para controle de ratos e ratazanas
05/08/2022
Por que mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?
14/09/2022

Como eliminar cochonilha em orquídeas

Como todo tipo de planta, as orquídeas também possuem suas pragas específicas, e a cochonilha é uma delas. Os cultivadores de orquídeas costumam sofrer com a infestação, e sempre procuram saber como eliminar cochonilha em orquídeas. Portanto, leia esse artigo até o final.

Cuidar das orquídeas para que sempre fiquem lindas pode ser mais fácil do que você pensa, e cuidando sempre de suas orquídeas, também será capaz de prevenir quase todas as principais doenças que afetam essas lindas flores.

O verão é a estação preferida dos insetos, e há muitas pragas que adoram as orquídeas, a cochonilha é mais uma destas pragas. Mas saber como evitar que os insetos das orquídeas estraguem sua planta é muito importante para mantê-la saudável.

Quando você está comprando uma orquídea e vê uma ou duas cochonilhas na planta, ainda que pequenas, minha sugestão é não comprar. Não é certeza que a orquídea irá morrer dessa causa, mas é certeza que você terá trabalho pela frente. Sempre há o risco de contaminar suas outras orquídeas que já estão grandes – um risco muito alto, na minha opinião.

Se a planta estiver coberta de cochonilhas, coloque o vaso de volta no chão e alerte o profissional que te atende. Às vezes, com tantas plantas, eles não têm tempo para olhar uma única planta com atenção e não percebem que há um problema.

O que são cochonilhas?

Cochonilhas (Dactylopius coccus) são insetos que sugam a seiva de plantas em geral, e costumam ser protegidos por uma carapaça que dificulta a ação de inseticidas borrifados.

Alguns desses insetos podem ser bem pequenos e outros um tanto maiores (chegando perto de 1,5 cms). Normalmente se alojam na parte de baixo das folhas, o que dificulta serem encontrados.

Existem muitas espécies, porém os mais comuns são a cochonilha-branca, o pulgão branco, a cochonilha cabeça de prego e a cochonilha de placa.

Um agravante da ação das cochonilhas é que deixam fezes que são muito apreciadas pelas formigas. Assim uma forma de detectar é perceber a quantidade de formigas perto das plantas, mesmo sem haver sido feita poda.

Medidas preventivas para fortalecer as orquídeas

Uma das maiores complicações para cuidar bem das suas lindas orquídeas é que o ambiente que é bom para ela, também é bom também para muitas das suas pragas. Geralmente, se você está lidando com insetos que teimam em ficar nas suas orquídeas, eles estavam lá no momento que você levou para a casa sua planta.

E ainda, se você tiver mais de uma orquídea, essas pequenas pragas podem se mover de uma planta para outra. É por isso que é importante sempre ficar atento as pragas de orquídeas comuns e tomar medidas para se livrar delas imediatamente.

A melhor maneira de evitar as doenças das orquídeas é através de medidas preventivas, e uma forma de prevenir é cuidar e fortalecer a saúde das orquídeas, pois as plantas mais fracas costumam ser as mais fáceis de sofrer todo tipo de ataque de fungos ou parasitas.

Sinais que indicam doença nas orquídeas

São diversos os sinais que indicam as doenças das orquídeas . Quando esses sintomas são detectados, existem vários tratamentos disponíveis para essas doenças que podem ser de origem fúngica, bacteriana e também viral . Em alguns casos teremos que descartar algumas partes das plantas, como as folhas ou partes das raízes.

A maioria das doenças das orquídeas tem como origem fungos, sinais como manchas nas flores, manchas nas folhas indicam esses problemas. Existem ainda bactérias e vírus que trazem mais uma série de doenças nas orquídeas. A maioria delas pode ser tratada de forma eficiente se os sintomas forem reconhecidos nos estágios iniciais.

Como agem as cochonilhas?

Esses insetos mastigam as flores das orquídeas, focando nos brotos mais jovens: quaisquer novas raízes, folhas, bainhas e novos botões chamam a sua atenção.

Quanto mais jovem for o broto da sua orquídea, mais água estarem presente nas células, que nesse momento são ricas em minerais e nutrientes. Isso é extremamente atraente para cochonilhas, outros insetos e pragas.

Embora existam várias subespécies diferentes de cochonilhas, todas procuram infestar todos os tipos de orquídeas. Portanto, não há necessidade de identificar qual cochonilha está em sua orquídea, o objetivo é se livrar de todas, o mais rápido possível.

As cochonilhas visíveis são sempre as fêmeas. Elas são insetos pequenos (cerca de um décimo de polegada) com franjas ao redor de seus corpos e, de acordo com sua espécie, pode possuir mais de uma cauda.

As principais espécies de cochonilhas

Os cochonilhas machos são minúsculos insetos que quase nunca são encontrados. As principais espécies de cochonilhas são (Pseudococcus longispinus) e cochonilhas (Planococcus citri). Os mesmos métodos de controle podem ser usados em todos os tipos, de ambos os gêneros.

As espécies de cochonilha não atacam apenas orquídeas, é preciso sempre pesquisar a forma mais adequada para livrar outras espécies de plantas.

O cochonilha macho é facilmente reconhecido pelas suas asas, e sempre é um pouco maior do que a fêmea. O propósito do macho é apenas para a reprodução, não possui outra função para a fêmea. Por isso, quase sempre morrem antes de chegar a outras plantas.

As fêmeas, ao contrário, são as que procuram sempre se alimentar do maior número de orquídeas possível. Cada fêmea pode gerar mais de 600 outros insetos durante sua vida.

É por isso que uma infestação de cochonilhas em orquídeas é tão difícil de tratar, se não for identificado no começo da infestação. Se não for observada e tratada no começo, em uma semana todas as suas orquídeas podem estar cobertas de cochonilhas.

Uma vez que uma orquídea é afetada pelas cochonilhas, mesmo que seja em uma pequena parte, ela precisa ser tratada o mais rápido possível. As cochonilhas se transferem de uma planta para outra de forma muito rápida, não porque voam (as fêmeas não conseguem voar), mas sim porque as jovens cochonilhas são levadas para outras orquídeas pelo vento.

Já que a ventilação é de grande importância  para o crescimento saúdavel das orquídeas, as cochonilhas se tornam um grande problema em áreas maiores rapidamente.

Opções de tratamento para eliminar cochonilhas em orquídeas

 

O Original Neem da Citromax é um produto pronto uso para controle desse problema.

Produto disponível nas casas agropecuárias da sua cidade!

 

Fonte: www.comocuidardasorquideas.com

Comments are closed.