Prejuízos causados pelas baratas aos seres humanos
21/08/2020Como as baratas transmitem doenças aos humanos?
09/09/2020As formigas fazem parte de um dos grupos de insetos mais abundantes do planeta e possuem funções ecológicas importantes no controle do meio ambiente. Entretanto, a infestação de algumas espécies pode gerar desequilíbrio ambiental e causar diversos prejuízos.
É fácil encontrar alguém que já tenha recebido a visita de formigas caseiras no jardim. É mais comum ainda elas entrarem pela porta da frente da casa se o convite se referir aos quatro “A”: água, alimento, abrigo e acesso.
Essa praga doméstica que anda em fileira e trabalha em conjunto para sobreviver, aparentemente, esconde alguns riscos à saúde.
Sua capacidade de contaminar alimentos e ambientes é igual à de outras pragas, como as baratas, e ainda são mais difíceis de serem eliminadas.
Nos grandes centros urbanos, as formigas podem causar algumas doenças graves. Por isso, a necessidade de controlar o inseto. Em contato com o ser humano as do tipo saúva [que aparecem em potes de açúcar, por exemplo] podem ocasionar de diarreias a hepatites.
O contágio se deve ao ambiente em que a formiga esteve antes de visitar a sua casa. Elas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso, carregam em suas patas: bactérias, fungos e micróbios responsáveis por infecções intestinais e estomacais.
Até a saúde das construções podem ser afetadas. As pulgas e cupins, atrapalham a execução da obra. Com formigas, normalmente, os problemas aparecem após a conclusão da obra.
É preciso tomar algumas atitudes simples para reduzir os riscos de infestação. Como a maioria das pragas, as formigas estão em busca de alimento, dificultar o acesso delas ajuda bastante no combate.
Fonte: http://www.metodista.br/rronline/rrjornal/saiba-quais-sao-os-riscos-causados-pela-formiga