Moscas podem carregar 351 tipos de bactérias
04/05/2020Como as aranhas produzem as suas teias?
19/05/2020Você lembra da última vez que matou uma barata? Se ela não foi imediatamente recolhida e jogada no lixo, quem poderia ter feito esse serviço por você? Exatamente elas: as formigas.
Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos.
Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas.
O cuidado com estes insetos durante os dias quentes deve ser dobrado, já que algumas espécies chegam ao auge da reprodução neste período. No calor, as infestações de formigas são maiores. Por isso muita gente tem a impressão de que suas casas são invadidas por formigas nessa época do ano.
Para evitar o risco de intoxicação alimentar, vômito, diarreia e outras doenças é preciso ter atenção no manejo com os alimentos. Formigas presentes em biscoitos e bolos, por exemplo, podem ter tido contato com saliva ou ferida infectadas, o que pode causar tuberculose e lepra. Consumir alimentos que tiveram contato com formigas, portanto, é uma atitude arriscada. A Citromax sempre recomenda, se a infestação for séria, entre em contato com um especialista em desinsetização.
Fonte: www.pragaseeventos.com.br/saude-ambiental/formigas-por-que-devemos-controlar/