Entenda o comportamento dos ratos

Ratos – Inimigos que podem ser combatidos
20/07/2020
Porque as iscas para ratos não matam na hora?
04/08/2020

Ter uma casa segura e comida farta é prioridade na vida de muita gente. E é exatamente isso que os ratos encontram em muitas residências e condomínios. Para proteger seus interesses, esses roedores são capazes de adotar estratégias surpreendentes, cujo combate exige perspicácia. Entender melhor como eles vivem é um importante passo rumo à vitória numa batalha que já dura séculos.

Ao contrário do que a população acha, os ratos são muito inteligentes. Eles preferem alimentos saudáveis, por exemplo, e não comem coisas estragadas. E quando encontram algo que acham saboroso, mantêm essa informação na memória e sempre voltam para buscar mais, guiados pelo olfato.Afaste os ratos do ambiente

Um comportamento típico das ratazanas ilustra bem a complexidade desses bichos. Quando falta comida, as fêmeas podem canibalizar seus filhotes para sobreviver. Mas, assim que encontram alimento novamente, entram no cio e voltam se reproduzir, colonizando o local.

A ratazana circula mais nas tubulações de esgotos e rios. Ela tem a habilidade de nadar e pode, inclusive, sair pelo vaso sanitário. Já o rato-de-telhado habita as partes mais altas, graças à capacidade de escalar e andar em fios. Eles também têm uma alimentação mais seletiva, com frutas, cereais e grãos. Enquanto isso, o camundongo fica mais dentro de casa e circula muito entre a cozinha e a sala.

Para quem quer esses bichos o mais longe possível, também é fundamental compreender o que os atrai. Neste caso, o cheiro de alimentos é um dos primeiros tópicos da lista. Mantimentos devem estar sempre guardados em potes bem vedados. A ração dos animais também merece atenção.

Muita gente acha que ter cães e gatos é um recurso eficaz de combate aos roedores. Mas quando potes de ração ficam expostos por muito tempo, sobretudo na madrugada, os ratos são atraídos.

Cuidados como o acondicionamento e destinação adequada do lixo, a limpeza periódica e a manutenção dos encanamentos das redes de esgoto também são muito importantes. Outro conselho é evitar o acúmulo de caixas, embalagens, pilhas de jornais e entulhos que possam servir como abrigo para os animais.

Também é fundamental fazer a manutenção periódica dos gramados e dos jardins, bem como a limpeza dos terrenos baldios e das ruas, para evitar o estabelecimento de colônias de roedores no perímetro e nas residências. Essas medidas precisam ser adotadas de forma coletiva, já que o descuido de alguns pode levar a condições favoráveis para o estabelecimento de novas colônias e os ratos podem facilmente migrar entre casas vizinhas.

Subestimar os riscos oferecidos por ratos é outro erro grave. Esses animais transmitem mais de 40 tipos de zoonoses, das quais a leptospirose, cujo contágio se dá pela urina dos roedores, é a mais conhecida. O principal indicativo da presença dessas pragas são as fezes e a urina.

Outra pista importante são as manchas escuras no canto das paredes, na altura do rodapé. Alimentos e embalagens roídas são outros fortes indícios. Fio elétrico é algo que eles roem com frequência. Muitas vezes, entram em carros, nas garagens, para isso ou usam os fios das redes elétricas dos prédios e das casas. Isso é muito perigoso, porque pode causar curto-circuito.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/entender-comportamento-dos-ratos-fundamental-para-combate-los-21143421

Comments are closed.