Doenças causadas por pulgas em cães e gatos

Pragas urbanas: saiba mais sobre as baratas e suas espécies
18/11/2020
Baratas e os riscos com o novo Coronavírus
08/03/2021

Você tem verdadeiro amor por seus cães e gatos e gostaria de zelar ao máximo para que nada de ruim aconteça com eles? Provavelmente você deve manter as vacinas e vermífugo em dia e dar banho frequentes. O que poucas pessoas sabem é que além do desconforto e coceira as pulgas podem causar doenças em seu cão ou gato.

Pulgas são um problema muito comum na vida de cães e gatos, principalmente em períodos mais quentes, em que a temperatura e umidade favorecem sua proliferação. Num passeio, mesmo que rápido, pulgas jovens, que acabaram de sair de seus casulos, podem pular no animal e começar uma infestação rapidamente.

Isto porque, após a alimentação e acasalamento, as fêmeas das pulgas podem depositar até 50 ovos por dia no hospedeiro. Esses ovos caem no ambiente onde o animal costuma passar a maior parte do tempo e, após maturação, liberam as larvas que se adaptam facilmente em locais como tapetes, caminhas e sofás. Após um período de alimentação, as larvas se protegem num casulo chamado de pupa até amadurecer numa pulga jovem.

O que se observa no animal é apenas 5 % do problema, que corresponde às pulgas adultas, enquanto os outros 95% (ovos, larvas e casulos) estão espalhados pelo ambiente, o que reforça a importância de cuidar também dos locais onde os pets ficam.

A DAPE (dermatite alérgica à picada de pulga) é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando um prurido (coceira) muito intenso. Queda de pelos, feridas, descamação, piodermite e mal cheiro são sinais clínicos frequentes.

A pulgas também podem transmitir vermes ao cão ou gato. O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarreia com muco e sangue. Os vermes têm aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pelos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos, uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso.

Como as pulgas se alimentam de sangue, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia tornará o cão letárgico e inapetente.

A melhor prevenção é o uso de antipulgas. Em caso de infestação de pulgas também é importante higienizar o ambiente onde o animal vive com produtos específicos.

Fonte: http://jornalceleiro.com.br/2020/02/doencas-causadas-por-pulgas-em-caes-e-gatos/

Comments are closed.