Cupim: como identificar essa praga

Lesma – Os perigos causados por esta praga
10/06/2020
Erva daninha pode prejudicar produtividade agrícola
24/06/2020

Muitos imóveis podem estar passando por essa ameaça silenciosa neste momento, por isso, identificar uma infestação e saber como acabar com cupim são medidas importantes para evitar danos maiores. 

Ao contrário de que muitas pessoas acreditam, os cupins não são da família das formigas. Vendo de perto, o inseto nem parece que pode fazer um estrago tão grande. Os cupins são pequenos (chegam ao tamanho máximo de 2,5 cm), com patas finas e bem pequenas, antenas curtas presas em uma cabeça grande, alguns podem até ter asas.

A coloração do cupim pode variar, porém, em linhas gerais, são mais claros e possuem mandíbulas e cabeça avermelhadas. Aliás, por causa da cor clara os cupins eram conhecidos como “formigas brancas”. Eles vivem em ninhos chamados de cupinzeiros ou termiteiros. 

Infelizmente, na maioria das vezes, uma infestação de cupim só é identificada quando já atingiu um estado bastante avançado. Conheça os principais sinais que indicam que seu imóvel pode estar infestado por cupins:

  1. Pequenos montes de granulados espalhados pelo imóvel 

Quando notar isso, é sinal de cupins, já que são as fezes dos insetos. Uma dica para se certificar de que há a presença de cupins, dê leves batidas no móvel ou área afetada e perceba se caem mais granulados.

  1. “Túneis” dos cupins 

Estes têm o hábito de construir túneis do diâmetro de um lápis, por exemplo, por baixo de alicerces, pelas paredes, pilares de apoio e vigas de piso. Essa é uma maneira de providenciarem um caminho seguro do ninho até a fonte de alimento. Para se certificar de que os túneis encontrados foram feitos por cupins, desfaça-os com os dedos e verifique se há a presença dos insetos.

  1. Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos 

Caso as encontre, perceba se as rachaduras formam um tipo de túnel (ou até mesmo um labirinto), que pode indicar que tenham sido feitas por cupins. Os insetos costumam comer a madeira no sentido das fibras e deixam terra dentro do imóvel. Estas superfícies podem, ainda, apresentar ondulações ou áreas afundadas, causadas pela escavação dos insetos.

  1. Sujeira e pó do drywall ou gesso 

Nem só de madeira vive um cupim. Pequenos buracos em paredes de drywall ou revestimentos de gesso, principalmente se apresentarem sujeira ao redor das bordas, são sinais de infestação.

  1. Sinais semelhantes aos de infiltrações 

Alguns dos estragos causados por cupins são muito parecidos com os estragos causados por infiltrações. Ou seja, pisos ou partes do teto que ficam inchados, parapeitos e batentes que ficam deformados. Um cheiro característico de mofo também é um sinal de infestação.

Um exterminador ou dedetizadora deverão ser chamados quando perceber que a infestação por cupins já está em um estado avançado e já comprometeu muitos móveis e até a estrutura do imóvel. 

Fonte: https://vivablog.vivareal.com.br/cuidados-casa/cupim-como-identificar-e-acabar-com-essa-praga/

Comments are closed.