Controle de pragas no inverno

Tiririca – Uma das plantas daninhas mais agressivas
06/07/2020
Ratos – Inimigos que podem ser combatidos
20/07/2020

O ciclo de vida dos insetos, entre eles besouros, formigas e outros, está diretamente ligado à sazonalidade do clima da região e a disponibilidade de recursos alimentares. O período de atividade destes organismos é o verão, quando existe grande abundância de lagartas, de revoadas de cupins e formigas entre outros inúmeros organismos, tanto nos ambientes naturais quanto nas cidades.

No inverno, notamos uma redução na atividade dos insetos em geral. Naquelas residências onde há infestações de formigas nota-se a diminuição de sua atividade, assim como a presença dos insetos que visitam flores e frutos nos jardins e praças.

Muitos insetos entram, nas estações mais frias do ano, em diapausa, que é uma hibernação em que o inseto fica em estado de metabolismo muito baixo. Muito comum em borboletas, mariposas e besouros, pode ocorrer na fase larval, na fase de pupa ou mesmo nos adultos. É uma adaptação para ambientes em que há uma estação fria e com baixa oferta de alimento.

Baratas - Pragas de inverno

Entretanto, assim que a temperatura ambiente aumenta e consequentemente a oferta de alimentos, os insetos voltam a suas atividades e picos reprodutivos, perpetuando suas espécies.

Com a chegada do inverno, podemos perceber um maior número de espirros, tosse e alergias em geral na população. Nessa época, há um aumento de até 40% na incidência de doenças respiratórias, principalmente as alérgicas como Asma, Rinite, Resfriados e Gripe, entre outras.

Esse crescimento pode ser explicado por diversos fatores: o próprio frio, que funciona como um irritante para as vias aéreas de algumas pessoas; a redução da umidade relativa do ar; a inversão térmica, que é responsável pelo acúmulo maior de poluentes na atmosfera; a maior concentração de pessoas em locais fechados e pouco arejados; e também o uso de casacos de lã e cobertores que ficam guardados no armário por longos períodos até a queda da temperatura.

A resposta alérgica é uma reação de hipersensibilidade do organismo quando as pessoas que são sensíveis com determinadas situações entram em contato com agentes desencadeantes chamados alérgenos, que provocam uma crise de doença alérgica. Dentre os alérgenos mais conhecidos destacam-se a poeira domiciliar, ácaros, epitélios de animais, baratas, fungos, pólens, além de agentes irritantes como fumo e poluentes.

Lembre-se: o controle de pragas e a prevenção devem permanecer durante o inverno. Assim você evita uma infestação e diminui as chances de um verão cheio de incomodações.

Os comentários estão encerrados.