Grupo de escorpiões venenosos assusta moradores em cidade de SC e biólogo faz alerta

Por que aparecem os ratos?
13/07/2022
O que são Pragas Urbanas?
22/07/2022
79018291_1252780491574855_5792011923465568952_n

Os animais se reproduzem com facilidade e a picada pode ser fatal para crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas

Um grupo de 18 escorpiões-marrons (Tityus bahiensis) foi achado, nesta quarta-feira (20), no interior do município de Paraíso, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Os animais foram levados ao Corpo de Bombeiros Militar e recolhidos pelo biólogo e doutor em biologia, Jackson Preuss.

Eles foram encaminhados ao NEVs (Núcleo de Estudos em Vida Selvagem) da Unoesc de São Miguel do Oeste, onde serão avaliados e depois destinados a algum órgão ambiental. Os escorpiões são animais que causam medo nas pessoas, principalmente por sua picada ser venenosa.

De acordo com o biólogo, o escorpião-marrom é um dos principais causadores de acidentes no Brasil. “Ele tem uma toxina forte e só perde para o escorpião-amarelo. O veneno é neurotóxico e causa dor forte no local, além de irradiar para outras partes do corpo”, explica.

Preuss ressalta que em casos de idosos, crianças e imunossuprimidos o risco aumenta e, em casos específicos, o veneno pode sim levar à morte. Por isso, o biólogo alerta para o cuidado ao manusear locais em que os escorpiões possam estar, como galhos, madeiras e pedras, por exemplo.

“Os acidentes acontecem quando as pessoas manipulam esses objetos e ao colocar a mão entram em contato com o escorpião. Caso ocorra, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico, pois em alguns casos mais graves é necessário tomar o soro antiescorpiônico”, orienta.

Características

O escorpião-marrom é mede cerca de 6 centímetros de comprimento, tem coloração escura e patas castanhas. A espécie é mais frequente na região Centro-Oeste, mas ocorre também na região Sul.

Segundo o biólogo, escorpiões têm grande reprodução e algumas espécies podem ter até 95 filhotes. São animais que preferem a área rural, mas eventualmente também são achados na área urbana.

Os escorpiões se alimentam de insetos como baratas, grilos e besouros. “A principal forma de controlar os escorpiões é impedir que os predadores como sapos, gambás e algumas espécies de aves que se alimentam desses animais, desapareçam. Sem a presença desses predadores, com certeza a população de escorpiões aumenta muito”, destaca Preuss.

 

Fonte: Ndmais

Comments are closed.