Prejuízos causados pelas baratas aos seres humanos

Conheça os riscos que os pombos trazem à população
12/08/2020
Saiba quais são os riscos causados pelas formigas
26/08/2020

As baratas podem viver no ambiente aquático, desértico, silvestre e doméstico. Em relação às espécies sinantrópicas (domésticas), elas costumam abrigar-se em frestas e locais quentes, úmidos e próximos a alimentos.

São insetos residencialistas, já que geralmente saem forragear a procura de comida e retornam para o mesmo local.

De modo geral, possuem hábitos noturnos e são lucífugas, ou seja, durante o dia vivem escondidas em recantos escuros.

Por conta da capacidade de alterar os habitats durante os períodos do dia, a barata é capaz de propagar doenças.

Durante o dia repousam em ambientes escuros, úmidos e quentes como fossas sépticas, tubulações de esgotos, latrinas ou até mesmo no lixo que está há dias sem coleta. 

Já no período noturno, essas baratas podem invadir e percorrer habitações, como supermercados, lanchonetes, hospitais e, por fim, invadem nossos lares. Dentro desse contexto, há uma infinidade de patógenos que podem disseminar.

Com isso, elas podem transmitir diversos vírus, fungos, protozoários e bactérias. Além disso, há muitos relatos que, durante a noite, enquanto dormimos, as baratas podem percorrer regiões do nosso corpo, atraídas pelos fluidos nasais e orais.

Ao entrar em contato com nosso corpo, pode adquirir edemas oculares e dermatites atópicas. Muitas alergias estão associadas às baratas e a mais importante é a alergia respiratória que acaba levando ao aumento da sensibilidade à asma.

A asma de barata, nome dado a esse processo, tem sido descrita como uma doença mais severa e muito comum que está associada com sintomas perenes e altos níveis de imunoglobulina total.

Fonte: https://www.pragaseeventos.com.br/saude-ambiental/xo-baratas-saiba-como-evitar-essas-visitas-indesejadas-em-sua-casa/

Comments are closed.